Nessa página você conhecerá melhor os projetos realizados ou em andamento no CND em parceria com outras instituições.
Esta pesquisa visa analisar a influência de políticas macroeconômicas sobre a estrutura produtiva de economias de renda média como a brasileira. Está sendo desenvolvido um modelo teórico a ser testado empiricamente para confirmar as relações propostas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / Jose Luis oreiro - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.
Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
Descrição: Este projeto visa analisar e propor estratégias de desenvolvimento econômico para países de renda média como o Brasil. Para tal, discute políticas públicas que possam contribuir nesse processo, com ênfase na macroeconomia do desenvolvimento e nas políticas setoriais e sociais que possam integrar tais estratégias. As pesquisas incluem discussões teóricas e estudos empíricos visando analisar modelos e experiências de desenvolvimento aplicáveis ao Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / Jose Luis oreiro - Integrante / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / MAGACHO, GUILHERME - Integrante / ROCHA, IGOR - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.
Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
Descrição: A macroeconomia desenvolvimentista é um work in progress. Os avanços atuais dizem respeito à teoria do valor para explicar a taxa de câmbio e os dois equilíbrios - o corrente e o industrial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.
Descrição: O projeto visa estudar o Estado democrático, desenvolvimentista e social no plano teórico e na forma que vem sendo construído no Brasil e a macroeconomia do desenvolvimento à qual essa forma de Estado está associada. Parte da afirmação de ser o Estado desenvolvimentista aquele que adota um nacionalismo moderado - assentado na competição econômica internacional e na preservação do patrimônio econômico e cultural do país, mas oposto a qualquer nacionalismo de tipo predatório, inclusive o étnico - e que opera uma política ativa no plano econômico ao mesmo tempo em que considera o mercado uma instituição fundamental de coordenação econômica regulada por ele. Conceitua o Estado social como o Estado democrático que realiza políticas visando reduzir as desigualdades inerentes às sociedades capitalistas e proteger a natureza. Considera que para cumprir essas tarefas, o Estado precisa ser republicano, capaz de se defender daqueles indivíduos e grupos poderosos que tentam capturá-lo. Para realizar a investigação proposta, prioriza quatro linhas de pesquisa e para sua consecução utilizará como fundamento o método histórico-dedutivo, auxiliado por outros recursos metodológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.
Descrição: A macroeconomia desenvolvimentista é um work in progress. Os avanços atuais dizem respeito à teoria do valor para explicar a taxa de câmbio e os dois equilíbrios - o corrente e o industrial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nelson Marconi - Integrante / Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / marcos rocha - Integrante / Jose Luis oreiro - Integrante.
Descrição: Livro Developmental Macroeconomics: new developmentalism as a growth strategy. Londres: Routledge, 2014, ISBN 978-0-415-81778-3.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Nelson Marconi - Integrante / José Luís Oreiro - Integrante.
Descrição: Uma análise global do Brasil após 1930, com referência a período anterior. A história do Brasil é divida em três ciclos (Ciclo Estado e Integração Territorial (Império), Ciclo Democracia e Justiça Social ou da Revolução Capitalista (1930-1980), Ciclo Democracia e Justiça Social. Os dois últimos ciclos são dividos em cinco pactos políticos. Resultou no livro A Construção Política do Brasil . São Paulo: Editora 34..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.
Descrição: Uma análiise ampla do capitalismo tecnoburocrático do nosso tempo. Uma discussão das três "lógicas" dessa sociedade - a lógica do capital, a da organização e a da demcoracia - correspondentes às três classes sociais que estão presentes nesse capitalismo. Resultou no artigo "Capital e organização no capitalismo tecnoburocrático? (2014). Tempo Social 26 (2): 165-186.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.
Descrição: Este projeto visa analisar os efeitos da taxa de câmbio sobre os instrumentos do comércio internacional e sobre o desempenho da indústria brasileira. Na primeira etapa analisou a influência da taxa de cãmbio sobre o processo de desindustrialização da economia brasileira e, na próxima etapa, analisará: a) a relação entre o padrão de investimento e as políticas de abertura financeira ou as políticas cambiais ativas; b) a relação entre a taxa de câmbio e a composição setorial da produção não só no Brasil, mas em diversos países..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / marcos rocha - Integrante / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2010-2012- Financial Stability and New developmentalism in Brazil
Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 foi uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção e com a edição de um livro.
Situação: Concluido;
Natureza: Pesquisa.
Periodo: 2010 - 2012
Alunos envolvidos: Graduandos: Daniel Barbosa Fejgelman e Roberto Barbosa de Andrade Aragão / Doutorando: Marcos Aurélio Andrade Rocha.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Leonardo Burlamaqui - Coordenador / Jan Kregel - Coordenador / Nelson Marconi - Co-coordenador.Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 foi uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção e com a edição de um livro.
Para Maior descrição das fases acesse os liks:
-Fase 1
-Fase 3
Situação: Concluido;
Natureza: Pesquisa.
Periodo: 2010 - 2012
Alunos envolvidos: Graduandos: Daniel Barbosa Fejgelman e Roberto Barbosa de Andrade Aragão / Doutorando: Marcos Aurélio Andrade Rocha.
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Leonardo Burlamaqui - Coordenador / Jan Kregel - Coordenador / Nelson Marconi - Co-coordenador.
2010 – Taxa de câmbio e composição setorial da produção
Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 será uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção / edição de um livro. Resultou no livro Financial Stability and Growth: Perspectives on Financial Regulation and New Developmentalism, edited by Luiz Carlos Bresser-Pereira, Jan Kregel and Leonardo Burlamaqui, London: Routledge, 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Nelson Marconi - Integrante / Leonardo Burlamaqui.
2006–2008 – Financiamento de campanhas eleitorais, corrupção e determinação dos salários nos governos estaduais do Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Nelson Marconi - Integrante / Paulo Roberto Arvate - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Getulio Vargas - SP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1