14º Fórum de Economia da FGV

O CENTRO DE ESTUDOS DO NOVO DESENVOLVIMENTISMO - (CND) - DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - (FGV/EESP),

em parceria com o IEDI e DIEESE

CONVIDAM A PARTICIPAR DO

QUE SERÁ REALIZADO NOS DIAS 11 e 12 de setembro de 2017,

NO SALÃO NOBRE DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

COM O TEMA:

EQUILÍBRIO MACROECONÔMICO EM NAÇÃO REVIGORADA

Segunda-feira – 11 de setembro de 2017

08:30-09:00 – Credenciamento e welcome coffee

09:00-09:30 – Abertura

Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador do Fórum

Carlos Ivan Simonsen Leal - Presidente da Fundação Getulio Vargas

Yoshiaki Nakano – Diretor da FGV/EESP

Pedro Wongtschowski - Presidente do IEDI

Clemente Ganz Lúcio - Diretor do DIEESE

09:30-10:15 - Palestra: Dyogo Oliveira (Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Brasil) – Requisitos fiscais para o crescimento sustentado

10:30-13:00 – Responsabilidade cambial e superavit em conta-corrente

A ortodoxia liberal geralmente vê deficits em conta-corrente como uma forma de elevar a poupança e o investimento. Ao contrário, o novo desenvolvimentismo afirma que um deficit em conta-corrente implica uma taxa de câmbio apreciada, a qual desestimula os investimentos enquanto aumenta temporariamente os salários e demais rendimentos. Quem tem razão no Brasil de hoje?

Presidente da Mesa: Pedro Wongtschowski (IEDI)

Expositores: Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV); José Luis Oreiro (UNB); Bráulio Borges (LCA); Luiz Guilherme Schymura de Oliveira (FGV/IBRE).

Debatedores: José Francisco de Lima Gonçalves (Fator); Paulo Gala (FGV/EESP).

13:00 -14:30 – Almoço oferecido a palestrantes e convidados

14:30 – 17:00 –  2º Painel – Uma nação capaz de promover o desenvolvimento?

O país se encontra dividido hoje e para promover o desenvolvimento bastará um novo governo mais conciliador ou será necessário, além disso, um novo pacto nacional, uma nova coalizão de classes desenvolvimentista envolvendo os empresários produtivos da indústria, dos serviços e do agronegócio? Um projeto com essas características enfrenta restrições jurídicas e institucionais para ser implementado?

Presidente da Mesa: Ernesto Lozardo (IPEA)

Expositores: Luiz Felipe Alencastro (FGV/EESP); Mario Bernardini (ABIMAQ); Celso Rocha de Barros (BACEN); Marcus Ianoni (UFF).

Debatedores: Clemente Lucio Ganz (DIEESE); Armando Boito (Unicamp).

Terça-feira, 12 de setembro de 2017

08:30 – 09:00 - Welcome coffee

09:00 -10:00 – Palestra: André Lara Resende

10:00 – 12:30 – 3o. Painel – É possível evitar o populismo fiscal?

No populismo fiscal, o Estado incorre em seguidos déficits públicos, independentemente do nível de atividade. Terá o Brasil condições de evitar essa forma de populismo econômico e elevar a poupança pública?

Presidente da Mesa: Luciano Coutinho (Unicamp)

Expositores: Nelson Marconi (FGV/EESP), Francisco Eduardo Pires de Souza (UFRJ); Ricardo Carneiro (Unicamp); Manoel Pires (FGV/IBRE).

Debatedores: André Perfeito (Gradual); Sérgio Fausto (IFHC); Gilberto Poleto (Abimaq).

12:30 -13:30 – Almoço oferecido a palestrantes e convidados

13:30-16:00 – 4º. Painel – Basta ajuste fiscal para que o nível da taxa básica de juros se torne civilizado?

O debate em torno das explicações para o elevado nível da taxa de juros no Brasil voltou à baila: será suficiente realizar o ajuste fiscal para reduzi-la ou existem outras motivações para manter o seu patamar real elevado?

Presidente da Mesa: Jose Alves Filho (FIEG)

Expositores: Yoshiaki Nakano (FGV/EESP); Nelson Barbosa (FGV/UnB); Fernando Holanda Barbosa (FGV); Luiz Fernando de Paula (UERJ).

Debatedores: Júlio Gomes de Almeida (IEDI); Gustavo Fernandes (FGV/EAESP), Carmem Feijó (UFF).

16:00 – 16:15 – Encerramento

Carlos Ivan Simonsen Leal - Presidente da Fundação Getulio Vargas

Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador do Fórum

Yoshiaki Nakano – Diretor da FGV/EESP

Local: Av. 9 de Julho 2029, 4º. Andar (Entrada pela Rua Itapeva, 432)

COMITÊ ORGANIZADOR

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Yoshiaki Nakano

Nelson Marconi

Lucas José Dib

O Fórum de Economia da FGV é um evento para convidados e patrocinadores.  PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENVIE E-MAIL PARA: CND@FGV.BR

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO 14º FÓRUM DE ECONOMIA DA FGV EM PDF

Abaixo o resumo de todos os palestrantes confirmados  para o 14º FÓRUM DE ECONOMIA da Fundação Getulio Vargas*

Keynote Speakers:

- Dyogo Oliveira (Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão);

- André Lara Resende (Adjunct Senior Research Scholar, SIPA, Columbia University);

Luiz Carlos Bresser-Pereira – Professor Titular Emérito da FGV, Ex Ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado e Ciência e Tecnologia. Ex Presidente BANESPA. Coordenador Geral do Fórum de Economia

Carlos Ivan Simonsen Leal - Presidente da Fundação Getulio Vargas

Yoshiaki Nakano – Diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, ex-secretário da Fazenda da Gestão Mario Covas

Nelson Marconi – Professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV e Presidente da Associação Keynesiana Brasileira

- Luciano Coutinho - Professor da UNICAMP. Ex-Presidente do BNDES.

- Luiz Guilherme Schymura de Oliveira - Diretor do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV)

- Pedro Wongtschowski – Presidente do IEDI e Membro do Conselho do Grupo Ultra

- Joaquim Falcão – Diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas

Nelson Barbosa – Professor da FGV/EESP e UNB; Ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento do Brasil.

- Luiz Felipe de Alencastro - Professor Emérito da Universidade de Paris Sorbonne e Professor da FGV/EESP

- Mario Bernardini  Diretor de Competitividade da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

Gilberto Poleto - Diretor da ABIMAQ e Presidente da Bralyx

- Fernando Bueno - Diretor Geral da Bitzer Compressores