Bresser-Pereira recebe título de pesquisador emérito do CNPq

O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da Fundação Getulio Vargas, recebeu o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma das mais importantes honrarias brasileiras na área científica. A escolha de Bresser-Pereira foi motivada por sua contribuição na área econômica e pelo prestígio que desfruta na comunidade acadêmica.

Ao longo de décadas, o professor Bresser-Pereira tem se dedicado ao ensino, à pesquisa e à publicação na área de economia. Em parceria com outros estudiosos, construiu uma teoria macroeconômica aplicada, denominada Novo Desenvolvimentismo, que é considerada por ele uma das suas principais contribuições para o debate econômico.

Voltada a países de renda média como o Brasil, a teoria do Novo Desenvolvimentismo é baseada no equilíbrio dos chamados cinco preços macroeconômicos – taxa de lucro, taxa de juros, taxa de câmbio, taxa de inflação e taxa de salários. “O pilar essencial é a taxa de câmbio, que tem uma relação direta com a conta corrente do país”, explica o professor. Ele acrescenta que a teoria prega, além da responsabilidade fiscal, a responsabilidade cambial para evitar o déficit em conta corrente.

Bresser-Pereira é um dos professores com maior tempo de atuação na FGV, tendo ingressado na Fundação em 1959, como professor assistente. Até 1999, conciliou as aulas e a pesquisa com outras atividades. Teve destaque também no setor privado e na política, mais notoriamente como ministro em diferentes pastas (Ministério da Fazenda, Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado e Ministério da Ciência e Tecnologia). Desde 1999, vem se dedicando exclusivamente à academia. “Esse período em que estou voltado em tempo integral para o ensino e a pesquisa tem sido muito produtivo. E fiquei muito feliz com esse reconhecimento”, afirma Bresser-Pereira.

Fonte: FGV Notícias