Projetos

Nessa página você conhecerá melhor os projetos realizados ou em andamento no CND em parceria com outras instituições.

  • 2015  (Atual)  – Politica macroeconômica e sua relação com a estrutura produtiva

 Esta pesquisa visa analisar a influência de políticas macroeconômicas sobre  a estrutura produtiva de economias de renda média como a brasileira. Está  sendo desenvolvido um modelo teórico a ser testado empiricamente para      confirmar as relações propostas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / Jose Luis oreiro - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.

Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2014  (Atual) – Políticas públicas e desenvolvimento econômico

 Descrição: Este projeto visa analisar e propor estratégias de                desenvolvimento econômico para países de renda média como o Brasil. Para  tal, discute políticas públicas que possam contribuir nesse processo, com  ênfase na macroeconomia do desenvolvimento e nas políticas setoriais e  sociais que possam integrar tais estratégias. As pesquisas incluem  discussões teóricas e estudos empíricos visando analisar modelos e  experiências de desenvolvimento aplicáveis ao Brasil.                      

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .              

Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / Jose Luis oreiro - Integrante / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / MAGACHO, GUILHERME - Integrante / ROCHA, IGOR - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.

Financiador(es): Fundação Getúlio Vargas - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 4

  • 2014 (Atual)  – Avanços na teoria econômica Novo Desenvolvimentista

Descrição: A macroeconomia desenvolvimentista é um work in progress. Os avanços atuais dizem respeito à teoria do valor para explicar a taxa de câmbio e os dois equilíbrios - o corrente e o industrial.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.

  • 2013 (Atual) – A Economia Política do Novo Desenvolvimento

Descrição: O projeto visa estudar o Estado democrático, desenvolvimentista e social no plano teórico e na forma que vem sendo construído no Brasil e a macroeconomia do desenvolvimento à qual essa forma de Estado está associada. Parte da afirmação de ser o Estado desenvolvimentista aquele que adota um nacionalismo moderado - assentado na competição econômica internacional e na preservação do patrimônio econômico e cultural do país, mas oposto a qualquer nacionalismo de tipo predatório, inclusive o étnico - e que opera uma política ativa no plano econômico ao mesmo tempo em que considera o mercado uma instituição fundamental de coordenação econômica regulada por ele. Conceitua o Estado social como o Estado democrático que realiza políticas visando reduzir as desigualdades inerentes às sociedades capitalistas e proteger a natureza. Considera que para cumprir essas tarefas, o Estado precisa ser republicano, capaz de se defender daqueles indivíduos e grupos poderosos que tentam capturá-lo. Para realizar a investigação proposta, prioriza quatro linhas de pesquisa e para sua consecução utilizará como fundamento o método histórico-dedutivo, auxiliado por outros recursos metodológicos.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.

  • 2012 (Atual) – A Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento e o novo desenvolvimento

Descrição: A macroeconomia desenvolvimentista é um work in progress. Os avanços atuais dizem respeito à teoria do valor para explicar a taxa de câmbio e os dois equilíbrios - o corrente e o industrial.                               Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .                            

Integrantes: Nelson Marconi - Integrante / Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / marcos rocha - Integrante / Jose Luis oreiro - Integrante.   

  • 2012–2014 – A Macroeconomia Desenvolvimentista.

Descrição: Livro Developmental Macroeconomics: new developmentalism as a growth strategy. Londres: Routledge, 2014, ISBN 978-0-415-81778-3. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Nelson Marconi - Integrante / José Luís Oreiro - Integrante.

  • 2012–2014 – A Revolução Capitalista no Brasil: pactos políticos, estratégias de desenvolvimento e crises

Descrição: Uma análise global do Brasil após 1930, com referência a período anterior. A história do Brasil é divida em três ciclos (Ciclo Estado e Integração Territorial (Império), Ciclo Democracia e Justiça Social ou da Revolução Capitalista (1930-1980), Ciclo Democracia e Justiça Social. Os dois últimos ciclos são dividos em cinco pactos políticos. Resultou no livro A Construção Política do Brasil . São Paulo: Editora 34.. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 



Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.

  • 2011–2014 – Capitalismo Tecnoburocrático

Descrição: Uma análiise ampla do capitalismo tecnoburocrático do nosso tempo. Uma discussão das três "lógicas" dessa sociedade - a lógica do capital, a da organização e a da demcoracia - correspondentes às três classes sociais que estão presentes nesse capitalismo. Resultou no artigo "Capital e organização no capitalismo tecnoburocrático? (2014). Tempo Social 26 (2): 165-186. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador.

  • 2011–2013 Regulação do comércio global

Descrição: Este projeto visa analisar os efeitos da taxa de câmbio sobre os instrumentos do comércio internacional e sobre o desempenho da indústria brasileira. Na primeira etapa analisou a influência da taxa de cãmbio sobre o processo de desindustrialização da economia brasileira e, na próxima etapa, analisará: a) a relação entre o padrão de investimento e as políticas de abertura financeira ou as políticas cambiais ativas; b) a relação entre a taxa de câmbio e a composição setorial da produção não só no Brasil, mas em diversos países.. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . 

Integrantes: Nelson Marconi - Coordenador / marcos rocha - Integrante / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / Eliane Cristina de Araujo - Integrante.

Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 8

2010-2012- Financial Stability and New developmentalism in Brazil

Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 foi uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção e com a edição de um livro.

Situação: Concluido;

Natureza: Pesquisa.

Periodo: 2010 - 2012

Alunos envolvidos: Graduandos: Daniel Barbosa Fejgelman e Roberto Barbosa de Andrade Aragão / Doutorando: Marcos Aurélio Andrade Rocha.

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Leonardo Burlamaqui - Coordenador / Jan Kregel - Coordenador / Nelson Marconi - Co-coordenador.Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 foi uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção e com a edição de um livro.

Para Maior descrição das fases acesse os liks:

-Fase 1

-Fase 2

-Fase 3

Situação: Concluido;

Natureza: Pesquisa.

Periodo: 2010 - 2012

Alunos envolvidos: Graduandos: Daniel Barbosa Fejgelman e Roberto Barbosa de Andrade Aragão / Doutorando: Marcos Aurélio Andrade Rocha.

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Leonardo Burlamaqui - Coordenador / Jan Kregel - Coordenador / Nelson Marconi - Co-coordenador.

2010 – Taxa de câmbio e composição setorial da produção

Descrição: O objetivo mais geral deste projeto é discutir como atingir o crescimento econômico em um cenário global de instabilidade financeira através da adoção de uma estratégia nacional novo-desenvolvimentista. De modo mais específico, os três principais objetivos são: (1) analisar a crise financeira global; (2) identificar as características principais das repetidas crises financeiras na América Latina no passado recente; e, (3) discutir recomendações de políticas associadas a uma estratégia nacional de desenvolvimento que assegure crescimento com estabilidade. A fase 1 do projeto resultou na produção das Dez Teses sobre o Novo Desenvolvimentismo . A fase 2 focou primordialmente no papel da governança e da regulação financeira na promoção de uma taxa de câmbio competitiva para suportar uma estratégia de desenvolvimento no Brasil. Nos dois workshops, uma atenção particular foi atribuída a duas fontes de instabilidade nos países em desenvolvimento: uma fonte macroeconômica, que corresponde a uma taxa de câmbio que tende a se sobrevalorizar em conseqüência da doença holandesa e de uma taxa real de juros elevada para atrair fluxos de capital e uma fonte microeconômica, a regulação insuficiente do setor financeiro. A fase 3 será uma tentativa de sumarizar e concluir os workshops anteriores através da organização de uma conferência pública e da produção / edição de um livro. Resultou no livro Financial Stability and Growth: Perspectives on Financial Regulation and New Developmentalism, edited by Luiz Carlos Bresser-Pereira, Jan Kregel and Leonardo Burlamaqui, London: Routledge, 2014..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Luiz Carlos Bresser-Pereira - Coordenador / Nelson Marconi - Integrante / Leonardo Burlamaqui.

2006–2008 – Financiamento de campanhas eleitorais, corrupção e determinação dos salários nos governos estaduais do Brasil

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . 

Integrantes: Nelson Marconi - Integrante / Paulo Roberto Arvate - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Getulio Vargas - SP - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede