Fórum de Economia

Fórum de Economia é organizado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e seu Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo (CND). Conta com o apoio de instituições parceiras como a FIESP, o IEDI, o DIEESE, a CUT, a Força Sindical e, desde 2007, a CNI.  O objetivo do Fórum é inserir no meio acadêmico o debate de questões nacionais e internacionais que muitas vezes ficam insuladas na esfera política e ou empresarial. Segue, portanto, a tradição fundante de 1944 da Fundação Getulio Vargas, que é a de contribuir para a definição de uma política nacional de desenvolvimento para o país e para a formação dos altos quadros da administração pública e empresarial. Dessa forma, o Fórum é um espaço de discussões, debates e propostas nas áreas de Economia, Administração Pública e Empresarial e Ciência Política.

Após o crivo do Comitê Científico, autoridades da cúpula do governo, pesquisadores acadêmicos de renome e altos representantes do setor empresarial debatem por dois dias temas relacionados a um assunto previamente acordado com o Comitê Organizador. O debate é sempre acompanhado pelo público presente, majoritariamente composto por profissionais do setor público e privado, docentes e discentes acadêmicos de diversas instituições, que também tem a possibilidade de interagir em todos os painéis com os palestrantes da mesa. A grande mídia também cobre o evento, produzindo ampla divulgação dos assuntos tratados e construindo uma importante ponte com a opinião pública.

Os trabalhos apresentados pelos expositores e debatedores buscarão ser posteriormente editados em formato de artigos e publicados em uma coletânea preferencialmente pela Editora da Fundação Getulio Vargas. O Fórum permitirá a multiplicação (spillover) do debate para além do seu escopo original, gerando benefícios dinâmicos que serão amplamente divulgados e colocados à disposição do público nas páginas da Escola de Economia de São Paulo e do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo (CND).

Em suas 11 edições anteriores, o Fórum de Economia teve mais de 2.200 ouvintes e 330 palestrantes. Foram objeto de debates e estudos temas como: estabilidade macroeconômica; política de investimento e geração de emprego; política fiscal e poupança pública; economia internacional e comércio exterior; e políticas de distribuição de renda. Como resultado acadêmico, podemos citar a edição e publicação de seis coletâneas e 70 artigos pela Editora FGV. Além disso, o espaço democrático criado pelo Fórum contribuiu para o compartilhamento de inúmeras pesquisas, dados e materiais produzidos por seus elaboradores originais e que se disseminaram para pesquisadores de outras instituições, centros de estudos e comitês de trabalho do meio empresarial e político. Autores brasileiros e estrangeiros notoriamente reconhecidos em suas áreas de influência constam no histórico de palestrantes e na relação de autores dos artigos publicados, tais como: Luiz Carlos Bresser-Pereira; Antônio Delfim Neto; Yoshiaki Nakano; Robert Blecker; Luiz Alberto Moniz Bandeira; Roberto Frenkel; Robert Guttmann; Brasílio Sallum Jr; Rubens Barbosa; Tullo Vigevani; Vera Thorstensen; Claudio Couto; Eli Diniz; Renato Boschi; Samuel Pessoa; Ricardo Carneiro; Antonio Barros de Castro;; Rubens Ricupero; Paulo Nogueira Batista Jr.; Mario Damill; Fabio Erber; José Antonio Ocampo; José Luis Oreiro; e Nelson Marconi. Destacam-se também as importantes participações de Ministros, Ex-Ministros, Presidentes e dirigentes de associações empresariais, de lideranças sindicais, e diversos pesquisadores de renome internacional.

*O 12º Fórum de Economia, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2015 contará com a participação do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa e do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Veja aqui a lista de participantes completa e a programação do 12º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas.

COMITÊ ORGANIZADOR: 

Luiz Carlos Bresser-Pereira
Nelson Marconi
Yoshiaki Nakano
Lucas José Dib

COMITÊ CIENTÍFICO:

Luiz Carlos Bresser-Pereira
Nelson Marconi
Yoshiaki Nakano

*MAIS INFORMAÇÕES, ENVIE UM EMAIL PARA:  cnd@fgv.br

 8º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 7º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 6° Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 5° Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 4° Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 3º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 2º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas 

 1º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede